cultura
É tempo de resgatar o negligenciado Capra. Você ainda tem mais uma sessão para ver nesta quarta-feira, 17, às 19h30, nos clássicos restaurados do Cinemark, A Felicidade não se Compra. It's a Wonderful Life. Em 1946, no mundo cheio de esperança que se seguiu à derrota do nazifascismo na 2.ª Grande Guerra, Capra criou a história definitiva sobre a importância de cada indivíduo. Seu filme tornou-se o emblema do Natal. E é na véspera do Natal que James Stewart, como George Bailey, passa pela maior provação de sua vida. Acusado de roubo, ele não vê outra alternativa senão se matar. George sempre sonhou em viajar, mas a vida inteira lançou raízes em Bedford Falls, tocando seu negócio, ajudando todo mundo e, principalmente, impedindo o rico sr. Potter de dispor a seu gosto das pessoas ao redor. Foi, aliás, o poderoso Potter que se apropriou do cheque, envolvendo o tio de George numa operação que poderá levar o rapaz para a cadeia. Sua mulher e filhas rezam por ele e ocorre o improvável.
Surge o anjo que vai tentar preservar a vida de George - se tiver sucesso, ele ganhará suas asas. E o que faz o anjo? Mostra a George o que ocorreria se ele nunca tivesse nascido. A vida em Bedford Falls seria um pesadelo sinistro.
Simples assim. Frances Goodrich e Albert Hackett escreveram, com Capra, o roteiro baseado na história - The Greatest Gift, O Maior Dom -, que Philip Van Doren