cultura
O traço cultural é o menor componente representativo de uma cultura. Ele pode ser um objeto material, como um cocar indígena.
A combinação de traços culturais em torno de uma atividade básica, como o carnaval, forma um complexo cultural. O espaço geográfico onde se manifesta uma determinada cultura ou complexos culturais recebe o nome de área cultural. O multiculturalismo é caracterizado pela coexistência pacífica de diversas culturas, de diferentes origens, na mesma região física.
Todo o progresso é resultante da síntese de valores novos com os componentes já adquiridos de determinada cultura. Por mais viva e inventiva que seja uma nova cultura, a geração que a produziu nunca rompe inteiramente com a tradição. O enriquecimento patrimonial de uma cultura se faz, em geral, por meio de dois processos: a invenção e difusão cultural. A invenção consiste na combinação de traços culturais já existentes, dando como resultado, um novo traço cultural.
Um novo modelo de telefone celular ao se espalhar pelo mundo caracteriza o fenômeno conhecido por difusão cultural.
A sociabilidade é a tendência natural da espécie humana para viver em sociedade (Aristóteles). Ela é desenvolvida, pelo processo da socialização.
A socialização consiste no ato de transmitir ao indivíduo, de levá-lo a assimilar e introjetar, os padrões culturais da sociedade.
O controle social é a forma pela qual a sociedade introjeta os valores do grupo na mente de todos os seus membros.
O senso comum das pessoas afirma que alguém muito bem informado, que tem conhecimentos, cursou a universidade, concluiu pós-graduação, mestrado ou doutorado é uma pessoa que tem Cultura. Isto se deve a tradição elitista ligada ao termo Cultura. A Antropologia é, dentre as disciplinas denominadas de Ciências Sociais (Política, Sociologia, etc), a que se dedica ao estudo da Cultura. A Cultura é chamada de herança social, pois a Sociedade transmite às