Cultura
•
Nossa espécie surgiu devido a mudanças biológicas e ao surgimento da cultura. Características biológicas forma, funcionamento e estrutura do corpo. É a nossa anatomia, características herdadas biologicamente e que não são resultado da nossa escolha pessoal.
Que mudanças biológicas são essas que nos diferenciam dos símios?
O aumento da caixa craniana que nos dotou de um volume cerebral muitas vezes maior que o de um macaco;
A postura ereta, que possibilita utilizarmos apenas os membros inferiores para nos locomover;
Evolucionismo: mudanças biológicas e Culturais
E o surgimento do polegar, que possibilita a nossa espécie da capacidade do chamado “movimento de pinça”;
São a partir dessas três características básicas que desenvolvemos inúmeras outras características como a capacidade da fala ou ainda a de fabricar instrumentos para nossa sobrevivência.
Um exemplo: sabemos que o surgimento da fala tem relação com duas características que são a posição da laringe, resultante da postura ereta, e a utilização das mãos para trabalhos de fabricação de instrumentos. Ao fabricar os chamados instrumentos de “pedra lascada”, nosso ancestral permitiu operações mais complexas e passou a utilizar uma área do cérebro, que é a mesma que nos permite falar.
Evolucionismo: mudanças biológicas e Culturais
•
A “revolução neolítica” foi um período marcante em nossa evolução, durante o qual o ser humano desenvolveu técnicas determinantes para a história de nossa espécie:
–
A agricultura e a domesticação de animais
A introdução do trabalho como estratégia de sobrevivência, segue um padrão estabelecido em nossa evolução para obter resultados:
Ø A divisão de tarefas;
Ø A cooperação com o grupo;
Ø E a especialização.
• Tais condições permitiram aos nossos ancestrais uma organização social mais complexa baseada na SOCIEDADE, e não mais em bandos. A comunicação também sofre uma