Cultura
1. Ao contrário do animal que age, sente e pensa no e pelo instinto, o ser humano age, sente e pensa a partir do seu cabedal cultural, que lhe é transmitido de geração em geração. E sua ação acontece no mundo e pelo mundo. Só ele consegue converter ideias em projeto e este em realidade.
Ele sai de si, dirige-se ao outro e modifica a natureza. Mas sua modificação, na natureza e na realidade, agrega conhecimentos passados e presentes para construir (n)o futuro. A história é exatamente esse suporte que permite ao homem construir saber e cultura no presente a partir do passado e projetando-se para o futuro. Somos, nesse sentido, filhos de uma herança histórica. Cidadãos cósmicos, que tem pelo menos 15 bilhões de anos – e 4 milhões de idade cultural. Pelo saber, pela arte e pela simbolização, unidas ao trabalho, o ser humano manipula o mundo, a natureza – e, infelizmente, o seu semelhante. Ele age nela e por ela, sem que deixe, por isso, de ser um animal natural.
Fonte: http://sivalfilosofia.no.comunidades.net/index.php?pagina=1012031941. Acesso em 23 de novembro de 2013.
2. A cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social.
As funções da cultura são:
Satisfazer as necessidades humanas;
Limitar normativamente essas necessidades;
Implica em alguma forma de violação da condição natural do homem. Por exemplo: paletó e gravata são incompatíveis com clima quente; privar-se de boa alimentação em prol da ostentação de um símbolo de prestígio, como um automóvel; pressão social para que tanto homens quanto mulheres atinjam o ideal de beleza física.
Fonte: http://www.brasilescola.com/sociologia/cultura-1.htm. Acesso em 23 de novembro de 2013.
4. A cultura é o conjunto de formas e expressões que caracterizarão no tempo uma sociedade determinada. Pelo conjunto de formas e expressões, entende-se e inclui os costumes, crenças,