Cultura
Questão discursiva: Leia a citação abaixo e responda as questões propostas:
Causar incômodos é intrínseco à verdade (Globo, 02/05/2008); 'QI dos alunos de medicina é baixo’ diz coordenador do curso da UFBA:
O coordenador do curso de medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) atribuiu aos alunos a responsabilidade pela nota baixa que o curso atingiu no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2007. O curso integra a lista de 17 instituições do país que serão supervisionadas pelo Ministério da Educação (MEC). Na opinião do coordenador, o professor Antônio Natalino Manta Dantas, o resultado ruim é por causa do “baixo QI [coeficiente de inteligência] dos alunos.
“http://netokops.wordpress.com/2008/05/03/causar-incomodos-e-intrinseco-a-verdade/”
Em entrevista ao jornal ‘Folha de S.Paulo’ desta quarta-feira (30), Dantas, que é baiano, disse também que:
- “O baiano toca berimbau porque só tem uma corda. Se tivesse mais [cordas], não conseguiria”.
Procurado pelo G1, o coordenador reafirmou as declarações sobre o desempenho dos estudantes.
- “O QI dos alunos de medicina é baixo sim. Como vou dizer que eles têm QI alto se eles foram mal em uma prova que o resto do Brasil foi bem? Que eu saiba, não houve boicote à prova do ENADE. Então eles [os alunos] mesmos se submeteram à vergonha nacional”, diz o professor Dantas.
“A nota foi péssima e já é a segunda vez que isso acontece. Na primeira edição do ENADE os estudantes também tiveram nota muito ruim”, afirma Dantas.
Segundo ele, a faculdade não é a responsável pelos resultados ruins. “Temos um corpo docente muito qualificado com 90% dos professores com mestrado ou doutorado. Além disso, temos boa infraestrutura”, diz.
As notas se devem à inferioridade intelectual dos alunos, diz Antônio Dantas.
Para Dantas, os resultados do Enade mostram a inferioridade dos alunos de medicina da UFBA com relação aos estudantes de outras faculdades de medicina do