Cultura
Nº 1 – O fundador do Behaviorismo foi John B. Watson. O termo Behavior significa “comportamento”, por isso para denominar essa tendência, usamos o Behaviorismo e também, Comportamentalismo, Teoria comportamental, Análise experimental do comportamento, Análise comportamental.
Nº 2 - Para os behavioristas o objeto da psicologia é o comportamento. Esse objeto pode ser caracterizado como algo que os psicólogos vinham buscando, algo observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.
Nº 3 – O homem começa a ser estudado a partir de sua interação com o ambiente, sendo tomado como produto e produtor dessas interações. No Behaviorismo o homem não é estudado isoladamente e sim como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente de seu fazer, ele dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente. Nº 4 – O mais importante dos behavioristas que sucedem Watson é B.F. Skinner. Nº 5 – Comportamento reflexo ou respondente é o que chamamos de não voluntário e inclui as respostas que são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente. Como exemplo “as lágrimas de cebola”. Nº 6 – Os reflexos podem ser condicionados devidos uma história de pareamento, o qual levou o organismo a responder a estímulos que antes não respondia. Por exemplo, suponha que, numa sala aquecida, sua mão direita seja mergulhada numa vasilha de agua gelada. A temperatura da mão cairá rapidamente devido ao encolhimento dos vasos sanguíneos, caracterizando o comportamento como respondente. Esse comportamento será acompanhado de uma modificação semelhante, e mais facilmente mensurável, na mão esquerda, onde a constrição vascular também será induzida. Suponha, agora, que a sua mão direita seja mergulhada na água gelada uma série de vezes, em intervalos de três ou quatro minutos, e que você ouça uma campainha pouco antes de cada imersão. Pelo vigésimo pareamento do som da campainha com a água fria, a mudança de