Cultura
Curso: Pedagogia
Aluno (a): Rainara Rodrigues
Resumo pessoal sobre Constituição federal e LDB.
A constituição federal elaborada em 1988 é a atual lei fundamental e suprema do Brasil. Pode ser considerada a sétima ou a oitava na constituição de nosso país. Desde 1964 o Brasil estava sob uma ditadura militar, e sob uma constituição imposta pelo governo.
Havia um regime de exceção em que as garantias individuais e sociais eram restritas, ou mesmo ignoradas, e cuja finalidade eram garantir os interesses da ditadura, isso fez crescer os anseios por dotar o Brasil de uma nova constituição, defensora de valores democráticos. No ano de 1961 a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), já fora criada. Uma nova versão foi aprovada em 1971 e a terceira, ainda vigente no Brasil, foi sancionada em 1996. Muitos educadores já estavam envolvidos na discussão de um Estado-Educador que não apenas se preocupasse, mas privilegiasse a educação escolarizada, tornando o acesso e a permanência na escola, ao longo dos anos, cada vez maior, principalmente para os mais pobres.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) veio com a intenção de definir e regularizar o sistema educacional brasileiro com base nos princípios já presentes em constituições anteriores.
Também denominada Lei Darcy Ribeiro, é a primeira lei educacional a fornecer um conceito de educação. Já no primeiro artigo da LDB surge à educação num sentido abrangente, que engloba, alem do processo de escolarização, a formação que ocorre na família, na escola, no trabalho e na convivência em geral. Tomamos como exemplo primeiramente dentre esses aspectos a relação entre educação e trabalho.
Destaca-se também a importância da integração da escola com o mundo do trabalho. Isso significa que os conhecimentos e habilidades de vida dos alunos em seu ambiente é parte importante do processo educativo. Assim, a LDB incorpora trabalho de forma restrita e universal, fazendo uma integração entre