Cultura
Profª. Angela Guiomar Nogueira
Mestre em Administração, Coordenadora de Estágio e Monografia do Curso de Administração da Universidade Estácio de Sá, professora titular das disciplinas de Administração Estratégica e Administração de Recursos Humanos.
Endereço: Rua Pardal Malet, 14 cobertura. Tijuca, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 20270280
Telefones: 2569-1423 2234-4065 (fax) 9912-8075
e.mail: amaurybm@unisys.com.br
RESUMO
A cultura organizacional e a cultura avaliativa devem ser observadas como fenômenos recorrentes. Três importantes referenciais sobre a cultura brasileira mostram de forma complementar e subsidiária o contexto em que os diferentes níveis da cultura operam. O primeiro, de Geert Hofstade, que apresenta os traços culturais de nacionalidade que caracterizam a nossa cultura, o segundo referencial, de Prates e Barros, que traça o perfil da cultura das organizações tipicamente brasileiras; e o terceiro referencial, de Lívia Barbosa, que descreve a cultura avaliativa nas organizações brasileiras. O trabalho indica dificuldades levantadas ao processo avaliativo a partir dos três perfis considerados.
CULTURA ORGANIZACIONAL E CULTURA AVALIATIVA NAS EMPRESAS BRASILEIRAS
Se administrar é realizar tarefas através de pessoas, é importante para o administrador conhecer as tarefas que vão ser executadas e, também, conhecer as pessoas que vão realizá-las e o nível de desempenho dessas pessoas na realização das tarefas – avaliação de desempenho. Para conhecer as pessoas, um referencial extremamente significativo é conhecer o passado dessas pessoas. O passado das pessoas conferiu a elas uma certa cultura; daí a importância de estudarmos a cultura das sociedades, das organizações e das pessoas que as integram; e identificar até que ponto a avaliação do desempenho dessas pessoas é