Cultura e sociedade
INTRODUÇÃO
O processo de pesquisa é desenvolvido a partir de material coletado, pesquisado constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos foi exigido algum tipo de trabalho desta natureza, há pesquisas desenvolvidas a partir de fontes bibliográficas. Este trabalho está formado pela parte introdutória, desenvolvimento do tema e as considerações finais.
Com base na elevação do seu papel mobilizado e unificado de todo um conjunto de indivíduos em torno do bem comum da organização, passamos em seguida a apresentar traços identificadores da cultura e sociedade; desse modo, tentamos compreender e sistematizar as suas funções na instituição, e clarificar algumas perspectivas que, por polêmica, poderão dificultar o entendimento desse tema.
A focalização na cultura traduz globalmente o interesse pela construção quotidiana de sentido que é o processo de partilha da realidade por parte dos membros da organização, e pela tentativa, mais ou menos pensada, para construir uma identidade e gerir as relações entre seres humanos. (Pepper, 1995; Bernoux, s.d.). DESENVOLVIMENTO
1. Saúde do trabalhador e suas transformações nos séculos XX e XXI
2. Higiene e Segurança no trabalho
A higiene do trabalho está ligada ao diagnóstico e à prevenção das doenças ocupacionais, a partir do estudo e do controle do homem e seu ambiente de trabalho. Ela tem caráter preventivo por promover a saúde e o conforto do funcionário, evitando que ele adoeça e se ausente do trabalho. Envolve, também, estudo e controle das condições de trabalho.
É preciso, conscientizar os funcionários da importância do uso dos EPIs, luvas, máscaras e roupas adequadas para o ambiente em que eles atuam. Fazendo essa ação específica, a organização está mostrando reconhecimento ao trabalho do funcionário e contribuindo para sua melhoria da qualidade de vida. Ao invés de obrigar os funcionários a usarem, é melhor realizar esse tipo de trabalho de