CULTURA E SOCIEDADE
Todos os grandes líderes que a história registra foram administradores – administrando países, coordenando explorações, dirigindo guerras, gerindo os esforços de outros homens.”
Até o final do século XIX, a Administração desenvolveu-se muito lentamente. Somente a partir da virada do século, com os primeiro estudos sistemáticos e científico de Frederick Taylor, ela passou a desenvolver-se rapidamente.
A administração das civilizações antigas
Ao observarmos civilizações muito antigas, com toda certeza encontraremos nelas resquícios de conceitos e práticas administrativas. Salomão por exemplo, no século X a.C., foi um governador bíblico, elaborou acordos de comércio, modelou tratados de paz.
A grande maioria dos antigos governantes usava para executar seus desejos a força bruta de seus seguidores, conferindo a esses a autoridade necessária para liderar em nome de seu “chefe” e se tornaram: Conselho ou Junta Consultiva dos Chefes. Conquistavam a liderança espiritual ou territorial do povo à medida que sua reputação crescia. Desenvolveram ao longo de sua administração inúmeras regras de conduta, para alcançar seus objetivos.
A ADMINISTRAÇÃO NA ANTIGUIDADE
A Suméria
A Suméria onde alguns dos mais antigos documentos foram encontrados, nos quais se podem observar algumas práticas de controle administrativo, e podem ser reconhecidos como inventários. Os sacerdotes sumérios coletavam e administravam grandes comas de bens e valores e prestavam contas de sua gestão ao sumo sacerdote, o que constitui prática de fiscalização administrativa.
Para esse controle tornou-se necessário o desenvolvimento de um sistema de escrita para registrar e explicar as transações realizadas pelos muitos sacerdotes, dos bens e propriedade da corporação religiosa.
Egito
O povo egípcio demonstrava a alta capacidade de planejamento, organização, coordenação e controle de milhares de escravos. Acreditavam na existência de um grupo de