Cultura e Sociedade FINAL
A cultura ,é empregada para indicar o desenvolvimento do individuo por meio da educação ,da instrução .O termo cultura (colere,cultivar,cultus,cultivo,instrução),não se restringe apenas ao campo da antropologia mas engloba várias áreas do saber humano como :agronomia,história,boiologia,artes,sociologia,história,etc.Mantendo um significado amplo a cultura engloba os modos comuns e aprendidos da vida ,transmitidos pelos indivíduos e grupos em sociedade.
Em várias definições do que “ O que é a Cultura”, a mais breve e também a mais complexa para entendimento foi citada por Herskovits (1948) : “ a parte do ambiente é feita pelo homem”.
Assim se entende que na definição de cultura que cada homem faz a sua parte, no ambiente, à maneira da sua cultura, desde que esta seja entendida no sentido etmológico da palavra cultura aquilo que deve ser cultivado, cultuado, vivenciado, respeitado, vivido enfim. E assim conceituando, a cultura é direcionada pelo contorno que lhe confere a crença básica que uniu homens em uma nação fornecendo comportamentos herdados de gerações passadas .
Sendo assim,a cultura pode ser analisada sobre vários enfoques e idéias (conhecimento e filosofia);crenças(religião e superstição);valores (ideologia e moral);normas(costumes e leis);atitudes (preconceito e respeito ao próximo);padrões de conduta (monogamia,tabu),abstração do comportamento(símbolos e compromissos);instituições(família e sistemas econômicos);técnicas(artes e habilidades) e artefatos (machado de pedra,telefone).
Ao longo do tempo essas colocações permitem compreender a cultura como um todo ,sob vários enfoques.
A cruz ,por exemplo,pode ser vista sob os várias percepções:
a. Idéia: quando se formula sua imagem da mente;
b. Abstração do comportamento : quando ela representa,na mente,um símbolo dos cristãos;
c. Comportamento aprendido: quando,os católicos fazem o sinal da cruz;
d. Coisa extra-somática: quando é vista por si mesma,independente da ação,tanto material