Cultura e poder nas organizações
O autor aponta a flexíbilidade, a capacidade de adptação ao ambiente e a reação rápida as situações, as relações cordiais, o autoritarismo e o paternalismo, a criatividade como caraterisitcas da cultura brasileira.
Flexibilidade e a capacidade de adaptação
Pontos Positivos
No Brasil ninguém precisa explicar muito quando vê alguém fazendo algo de um jeito melhor: imediatamente adota o novo jeito.
O ambiente instável em que são formados, no qual torna os brasileiros mais predispostos à flexibilidade.
A filosofia do jeitinho, como formadora de processos mentais que facilitam a flexibilidade e a capacidade de adaptação
Pontos Negativos
O jeitinho e a recorrência a uma hierarquia social aristocrática acabam por engendrar a total desconfiança nas regras universais.
O revés da flexibilidade é uma certa aversão a regras e minúcias, uma dificuldade de disciplina mental.
A disciplina que faz a diferença em um ambiente de excelência. “Quando há estabilidade, é preciso ter mais ciência e menos intuição.
A autoconfiança excessiva e uma tendência a interpretar os movimentos de mercado como crises que vão passar.
As relações cordiais
Pontos Positivos
O ambiental cordial, possibilita a criação de um clima psicológico favorável ao trabalho O mito do homem cordial, a cordialidade não é sinônimo de bondade, e sim de relações dirigidas pela emoção. Há uma predisposição positiva para o encontro, o próprio encontro, o prazer da troca Estilos "receptivos" em negociações. A ênfase nas relações pessoais nas empresas também se traduz por uma maior disposição de colaborar. A lealdades se constroem geralmente em torno das pessoas, não da instituição.
Pontos Negativos
Característica do estilo relacional é a dificuldade de lidar com conflitos diretos. O confronto de idéias fica sempre contaminado