Cultura e Periferia
INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS
ESTUDO DAS HUMANIDADES
AMANDA
CULTURA E PERIFERIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL
RESUMO
Este trabalho visa estabelecer uma correlação entre cultura e periferia e mostrar como este elo influencia na formação da identidade cultural do indivíduo morador das regiões periféricas.
Palavras-Chave: Cultura; Periferia; Identidade Cultural; Indivíduo.
Salvador
2014
1. INTRODUÇÃO
Identidade cultural consiste em um conjunto de caracteres originários das relações entre indivíduos e sociedade. Essa identidade coletiva é formada pelas crenças, tradições, hábitos, gosto musical, língua, religião, artes, entre outras características comuns de um determinado conjunto social. Esses grupos partilham os mesmo ideais a fim de construírem uma identidade cultural que é um fator condicionante e indispensável quando se retrata a dualidade indivíduo-sociedade.
O objeto de estudo do trabalho apresentado é a relação existente entre cultura e periferia. A partir de pesquisas será perceptível qual o comportamento deste indivíduo em contato com quaisquer formas de manifestações culturais oriundas das zonas periféricas e/ou cenários similares. Nas periferias, esta relação é fundamental para o reconhecimento local e a adoção da realidade vivenciada como sua.
2. ESTABELECENDO CONCEITOS
É um fato que a palavra cultura é de natureza polissêmica e que terá um signo diferente a depender de cada contexto. Do dicionário, cultura: sf. 1. Ato, efeito ou modo de cultivar. 2. Atividade econômica dedicada à criação, desenvolvimento e procriação de plantas ou animais, ou à produção de certos derivados seus. 3. O conjunto de características humanas que não são inatas, e que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade. 4. O complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das