Cultura E Mudan A Organizacional
As tecnologias leves são tecnologias de relações, como acolhimento, vínculo, autonomização, responsabilização e gestão como forma de governar processos de trabalho. A utilização destas tecnologias nos processos gerenciais do enfermeiro pode interferir na produção do cuidado. O grande compromisso e desafio de quem gerencia o cuidado é o de utilizar as relações enquanto tecnologia, no sentido de edificar um cotidiano, por intermédio da construção mútua entre os sujeitos. E, através dessas mesmas relações, dar sustentação à satisfação das necessidades dos indivíduos e os valorizar (trabalhadores e usuários) como potentes para intervirem na concretização do cuidado.
A coleta de dados foi realizada no período de dezembro de 2002 a fevereiro de 2003, em um hospital localizado em um dos municípios que compõem a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul. É um hospital geral, de grande porte, público e de ensino, com 267 leitos. Optou-se por desenvolver a pesquisa em um setor de internação de clínica médico-cirúrgica por ser capaz de retratar o cotidiano do trabalho nos processos gerenciais do enfermeiro em um hospital geral. O critério para a escolha do setor foi a presença de um enfermeiro em todos os turnos de trabalho.
Obteve-se aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participaram do estudo todas as enfermeiras da unidade selecionada que trabalhavam nos turnos da manhã, tarde e noites, constituindo-se em quatro os sujeitos da pesquisa. As enfermeiras aceitaram participar do estudo, mediante preenchimento de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram utilizados nomes fictícios, inspirados nas deusas da mitologia grega, para a identificação dos sujeitos. Os dados utilizados na análise foram validados pelos sujeitos participantes da pesquisa.
2. O ACOLHIMENTO NOS PROCESSOS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO
No que se refere ao contexto