cultura e ideologia
É comum dizer que um indivíduo é culto porque fala vários idiomas. Há quem afirme que a cultura de um povo é mais sofisticada e complexa que a de outro. Esse tipo de avaliação, baseada no senso comum, comporta elementos ideológicos. Afinal, o que significam “cultura” e “ideologia”, termos tão usados em nosso cotidiano?
Conceitos e suas definições
Os significados de cultura
O francês Félix Guattari (1930-1992) reuniu o significado de cultura em três grupos:
Cultura-valor aparece na ideia de “cultivar o espírito”. Define um julgamento de valor sobre quem tem ou não cultura.
Cultura-alma coletiva sinônimo de “civilização”. Todas as pessoas, grupos e povos têm cultura e identidade cultural.
Cultura-mercadoria é a “cultura de massa”. Compreende bens ou equipamentos culturais (como cinemas, bibliotecas e aqueles que trabalham nesses estabelecimentos), além dos conteúdos teóricos e ideológicos de produtos (como filmes, discos e livros) que estão disponíveis no mercado.
Cultura segundo a Antropologia
Para o antropólogo inglês Edward B.Tylor, cultura é o conjunto de conhecimentos, crenças, arte, moral, direito, costumes e hábitos de uma sociedade. Trata-se de uma visão universalista. O alemão Franz Boas demonstrou que as diferenças entre grupos e sociedades humanas eram culturais, e não biológicas. A visão dele era particularista.
Para o inglês Bronislaw Malinovsky, as culturas seriam sistemas funcionais e equilibrados, formados por elementos interdependentes. Sendo interdependentes, esses elementos não poderiam ser examinados isoladamente. As estadunidenses Ruth Benedict e Margareth Mead procuraram investigar as relações entre cultura e personalidade.
Ruth Benedict desenvolveu o conceito de padrão cultural e identificou dois tipos culturais extremos: apolínico representado por indivíduos conformistas,tranquilos, solidários,respeitadores e comedidos; dionisíaco reúne ambiciosos, agressivos e individualistas.
Margareth