Cultura e Espaço Urbano trabalho sociologia
ESPAÇO URBANO
No final do séc. XVIII o termo germânico Kultur era utilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade,
enquanto a palavra francesa Civilization referia-se principalmente às realizações materiais de um povo.
Ambos os termos foram sintetizados por Eduard
Tylor (1832-1917) no vocábulo Culture
que tomado em seu amplo sentido é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábito adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade
Com esta definição Tylor abrangia em uma só palavra todas as possibilidades de realização humana, além de marcar fortemente o caráter de aprendizado da cultura em oposição à ideia de aquisição inata, transmitida por mecanismos biológicos.
Conceito
Cultura é: O complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e doutros padrões espirituais e materiais transmitidos coletivamente e característicos de uma sociedade. Mesmo antes da aceitação do monogenismo, os homens se preocupavam com a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos.
“ A natureza dos homens é a mesma, são seus hábitos que os mantem separados” Confúcio 400 a.C.
Até mesmo Heródoto (484-424
a.C.), o grande historiador grego, preocupou-se com o tema quando descreveu o sistema social dos Lícios:
“ Eles tem um costume singular pelo qual diferem de todas as outras nações do mundo” “se oferecêssemos aos homens a escolha de todos os costumes do mundo, aqueles que lhes parecessem melhor, eles examinariam a totalidade e acabariam preferindo os seus próprios costumes, Tão convencidos estão de que estes são melhores do que todos os outros”.
Heródoto
“ Porque na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra”
Montaigne
Determinismo biológico
São velhas e persistentes as teorias que atribuem capacidades específicas inatas a “raças” ou a grupos humanos.
“não existe correlação