Cultura e diversidade cultural
OBJETIVO GERAL:
*Transmitir para os alunos a importância da cultura e a diversidade cultural na transformação e compreensão da sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Compreender que a cultura não é algo estático e imutável, como uma esfera que paira sobre os indivíduos, mas algo vivido nas relações sociais;
* Refletir sobre a nossa posição através do questionamento de nossa própria maneira de viver, enquanto pertencentes a grupos culturais dentre a diversidade presente no mundo contemporâneo, de forma a questionar preconceitos cujos objetos são grupos tidos como “atrasados”, “inferiores” ou “primitivos”.
METODOLOGIA:
* Aula expositiva dialogada sobre o conceito de sociedade e Cultura. Questionar e provocar os alunos a refletirem sobre questões como:
* O que queremos dizer quando usamos a frase: “essa pessoa tem cultura”?
* Como podemos entender cultura?
* Todas as pessoas têm cultura?
* A qual cultura nós pertencemos?
Considerações iniciais:
Certamente, a mais antiga e mais recente obra do homem é a cultura. Desde que existe como espécie até o estádio atual, ele jamais deixou de produzir. O uso das cavernas para abrigar-se das intempéries climáticas, os desenhos e pinturas feitos nas paredes desses abrigos, a fabricação de ferramentas primitivas, a descoberta de um pedaço de madeira como arma, o cultivo do solo para alimentar-se, a produção industrial automatizada, a construção de grandes edifícios, de antigas pirâmides, a realização de uma grande obra literária, a nave que vai ao espaço, o coração, o rim, o fígado e a córnea transplantados, a criação da democracia, o telefone, a televisão e o livro são algumas realizações do homem. Tudo isso é cultura. A pornografia e a religião são, também, produtos e a religião são, também, produtos da cultura humana.
Só o sentimento não é uma criação do homem. É algo inato nele. Mesmo assim, há diversas formas de se manifestar um