CULTURA E COMUNICA O
INTERAÇÃO DIGITAL E COMPARTILHAMENTO NA FESTA VISH
Autor(s):
Flávio Marcílio Maia e SILVA JÚNIOR
Universidade Federal de Alagoas - Ufal
Orientador(s)
Ronaldo BISPO dos Santos
RESUMO
A festa Vish é considerada um fenômeno cultural ou evento musical viabilizada pelas tecnologias contemporâneas de comunicação e pela internet, que oferece aos jovens de Maceió uma alternativa diferenciada de consumo de música pop. Esse público faz parte de uma geração que é participativa e consome muita música, pois a facilidade de disseminação dos produtos culturais pela rede cresceu substancialmente, ao tempo em que o desenvolvimento das mídias sociais deu lugar a um sentimento de partilha coletivo. A festa Vish, com quatro anos de existência, já é um caso de sucesso e tem um público fiel e específico, que participa ativamente dos eventos e contribui para o desenvolvimento da economia produtiva de música na cidade.
PALAVRAS-CHAVE: Novas Tecnologias de Comunicação, Consumo Cultural,
Ciberespaço
INTRODUÇÃO
A música pode ser uma das formas de comunicação com mais facilidade de consumismo entre os jovens que tem acesso fácil a internet e conseguem, a partir de redes sociais e plataformas de compartilhamento, gerar um público mais seleto e concreto para a formação de gostos.
É considerável observar em Maceió o aparecimento de festas com caráter diferente, que começam a agradar pequenos grupos e, possivelmente ganham destaque na rotina cultural da cidade. Estas manifestações aparecem cada vez mais também em outras capitais e tem praticamente o mesmo direcionamento e público. A montagem dessas festas se deu pela facilidade que hoje temos em produzir e compartilhar informações e música.
A festa Vish, que começou com caráter alternativo, hoje se destaca como uma das baladas mais diferenciadas em Maceió. O modo que a festa é
consumida e divulgada é praticamente virtual. O que gera um desconhecimento daqueles que não tem tanto contato com a internet.
MATERIAL E