cultura e comunica o org
O estudo do comportamento organizacional
O comportamento organizacional é uma ciência nova que advém da área das ciências sociais e humanas, nomeadamente, a psicologia, a antropologia, a sociologia, a ciência politica, a económica, entre outras. Todas estas ciências abriram um espaço relativamente ao seu objecto de estudo, na medida, em que não havia nenhuma ciência do social que estuda-se para além da forma como os homens comunicam entre si, mas também a forma como se comportam, ou sejam como tomam determinadas atitudes perante a percepção de determinada realidade.
O campo do comportamento organizacional está definido como o estudo do comportamento humano, atitudes e desempenho dentro duma determinada posição organizacional. O comportamento organizacional dita em teoria, métodos e princípios, de disciplinas tao variadas, desta mesma área científica, ou seja, inerentes às disciplinas sociais e humanas. Estas áreas ajudam esta ciência a absorver questões associadas a determinadas percepçoes individuais, valores, capacidades de aprendizagem, como acções em que os indivíduos se regem, nomeadamente trabalhando em grupo dentro das organizações.
O comportamento organizacional, analisa na organização, relativamente, a aspectos que digam respeito aos indivíduos, à missão, à estratégia e aos objectivos organizacionais.
O comportamento organizacional como uma ciência inovadora que é capaz de identificar as variáveis individuais de cada sujeito, analisando-as, explicando-as, conseguindo também fazer uma relação entre as variáveis individuais e entre as variáveis organizacionais. As variáveis organizacionais sistémicas e contingentes, sujeitas a manifestações de mutações provenientes da associação e do relacionamento entre as variáveis organizacionais e as variáveis externas (e internas).
O comportamento organizacional permite ao gestor conhecer os seus recursos humanos e aproveitar o seu maior potencial, para que os RH estejam os