Cultura e Clima Organizacional
A cultura organizacional é o resultado da maneira como a organização foi criada, onde foi criada e de quem a criou. Trata-se de como os colaboradores irão se comportar, de que maneira os funcionários de uma organização se comportam. A cultura organizacional é a personalidade da organização. Com o passar dos anos a cultura vai se moldando, a partir das situações vivenciadas pela a empresa.
A base dos sentimentos de compreensão compartilhada dos membros de uma organização são:
Inovação e propensão de riscos;
Atenção aos detalhes;
Orientação para resultados;
Orientação para as pessoas;
Orientação para a equipe;
Agressividade;
Estabilidade.
Organização Institucionalizada
Uma organização institucionalizada significa que a organização assume vida própria, independentemente de seus fundadores ou qualquer um de seus membros. É caracterizada por apresentar um comportamento padrão, independente da presença física de seus criadores.
Importância da Cultura Organizacional
A cultura organizacional provoca impacto de diversas formas o cotidiano de uma empresa, seu desempenho e seus objetivos a curto e longo prazo, gera uma identidade. As duas principais funções da cultura organizacional:
Integração de membros de modo que eles saibam se relacionar entre si e;
Ajuda uma melhor adaptação no meio externo na organização.
A cultura é que norteia os relacionamentos das pessoas na organização.
Socialização
A organização deve obrigatoriamente criar meios de ajudar o funcionário a melhor se ambientar no ambiente de trabalho. A essa ambientação damos o nome de socialização. A adaptação do funcionário com o ambiente de trabalho quando ele acaba de ingressar tem que ser eficaz e boa, pois se o contrario ocorrer haverá prejuízos com contratações e recontratações. A importância de manter a adaptação é importante.
Existem varias maneiras de socialização a primeira é a pré-chegada que refere-se a todo o aprendizado que o funcionário