Cultura e Aprendizagem
DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E
HUMANAS
Disciplina de Psicologia B 12º Ano
Ano Lectivo 2011/2012
Turma 1
CULTURA
Estudo das
crianças
selvagens
importância
da
socialização.
Cada
capacidade humana (falar, sentar, andar) tem o seu período de aprendizagem
Socialização processo pelo qual os indivíduos se integram na sociedade adquirindo costumes, atitudes, valores e crenças da cultura.
Soc primária aquisição de vários comportamentos e hábitos necessários para uma adaptação as diversas situações do quotidiano. Decorre essencialmente durante a infância e adolescência, por exemplo hábitos de higiene, de alimentação, etc.
Soc secundária processo de adopção de novos comportamentos e atitudes que permitem aos adultos continuar a viver em sociedade. São alterações significativas na condição social das pessoas. Por exemplo a mudança de estado civil, nascimento de filhos, ser preso, ficar desempregado ou ser promovido no emprego.
Cultura
herança
social
constituída
por
condutas,
ideias,
costumes,
sentimentos, atitudes e tradições duradouras comuns a uma colectividade e transmitida a geração seguinte. Diz respeito a tudo que no homem é adquirido e de influência social, regulado por normas, específico e particular.
Natureza diz respeito a tudo o que no homem é inato e hereditário, espontâneo, comum aos animais e universal.
Categorias de Condutas implicadas a construção e fabrico de objectos materiais (habitações, igrejas, automóveis, roupas, pontes, ferramentas);
Implicadas no estabelecimento de relações sociais (cooperação, concorrência, domínio, submissão, organização e funcionamento de instituições: família, leis, estado, escolas, tribunais, ensino publico e privado)e
Implicadas na
elaboração e uso de sistemas simbólicos de comunicação (linguagem oral ou escrita, musica, teatro, sinais de transito, telefone, pintura, dança, internet)