Cultura e Alimentação
Psicologia B
Rodrigo Massano nº23 12ºD
Conceito de Cultura
A cultura é fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam o nosso comportamento social. Entender como estes valores se internalizaram em nós e como eles conduzem as nossas emoções e a avaliação do outro, é um grande desafio.
É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade, é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade. Fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais. É o conjunto de fenómenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação (língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc.), estando em permanente processo de mudança. A cultura é uma totalidade onde se conjugam estes diversos elementos materiais e simbólicos.
Exemplos de elementos culturais:
1. Crenças – contemplam as diferentes religiões (hinduísmo, cristianismo, etc.), as ideologias políticas (liberalismo, socialismo, etc.) e as ideias acerca da natureza humana (humanismo, racionalismo, etc.).
2. Teorias – ciência moderna e as suas disciplinas, astrologias, medicinas alternativas (ex. Acupunctura).
3. Múltiplas construções e objectos produzidos – construções complexas (ex. casas, satélites, pontes, etc.) às construções mais simples (ex. garfo, faca, roupas, etc.).
4. Valores – atribuídos a determinados comportamentos (ao trabalho, uso de drogas, sexo, etc.), qualidades (beleza, criatividade, preguiça, etc.) ou objectos (telemóvel, cigarro, cadeira eléctrica, etc.).
5. Leis e normas – importantes para regular a vida em comum
6. Arte - ou modos de expressar próprios de uma determinada sociedade (música, tatuagens, pinturas, teatro, etc.)
7. Costumes – inclui práticas sociais muito