Cultura um conceito antropológico
É A MANEIRA PELA QUAL O CÉREBRO RECONHECE E UTILIZA O CORPO COMO INSTRUMENTO RELACIONAL COM O MUNDO.
CORPOREIDADE É ANIMADA PELA ALMA HUMANA ISSO DÁ TRANSCEDÊNCIA PELO NOSSO CORPO; É UMA QUALIFICAÇÃO DO CORPO; SE REALIZA NO CORPO.
Refletir sobre o ser humano e sua condição de se comunicar por meio do movimento, expressão, gestos, falar , toque, enfim tratar todas as posses que o corpo possa oferecer.
Ser um corpo com tantas possibilidades, é sem dúvida, uma característica que diferencia os seres humanos dos demais seres que habitam este planeta.
Pensar, agir, sentir, criar, dialogar. Relacionar-se entre tantas outras particularidades.
A CORPOREIDADE GUARDA TRÊS DIMENSÕES QUE MANTÊM UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL E COMPLEXA:
A) FISIOLÓGICO (FÍSICO) B) PSICOLÓGICO (EMOCIONAL AFETIVA)
C) MENTAL-ESPIRITUAL
O CORPO É MOVIDO POR INTENÇÕES PROVINIENTES DA MENTE. AS INTENÇÕES MANIFESTAM-SE ATRAVÉS DO CORPO , QUE INTERAGE COM O MUNDO , QUE DA UMA RESPOSTA PARA O CORPO , QUE INFORMA A MENTE ATRAVÉS DE SEUS ORGÃOS SENSORIAIS , QUE ANALISANDO AS RESPOSTAS OBTIDAS DO AMBIENTE, MUDA OU REAFIRMA SUAS INTENÇÕES, UTILIZANDO O CORPO PARA NOVAS MANIFESTAÇÕES.
A CORPOREIDADE DO INDIVÍDUO EVOLUI COM A IDADE. É LÓGICO QUE A CORPOREIDADE DO RECÉM-NASCIDO É TOTALMENTE DIFERENTE DAQUELA DA CRIANÇA DE DEZ ANOS, DO ADULTO OU DO IDOSO DE OITENTA ANOS; A DO HOMEM É DIFERENTE DA MULHER; COMO A DO INDIVÍDUO DOENTE É DA QUE POSSUI QUANDO SADIO.
DURANTE A EVOLUÇÃO DA CRIANÇA, A QUALIDADE DA CORPOREIDADE É UM DOS PRINCIPAIS DETERMINANTES DA ESTRUTURAÇÃO NEUROPSICOMOTORA. POR OUTRO LADO, A ESTRUTURAÇÃO CORPORAL NA MENTE DA CRIANÇA É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PRÓPRIO CORPO COMO ORGANISMO FÍSICO.
CRIANÇAS PRIVADAS DE ADEQUADO RELACIONAMENTO CORPORAL COM O MUNDO TENDE A TER DESENVOLVIMENTO FÍSICO ATRASADO EM RELAÇÃO ÀS DEMAIS ( O QUE CHAMAMOS DE NANISMO PSICO-AFETIVO).
CORPOREIDADE E IDENTIDADE;
METAMORFOSE – EMANCIPAÇÃO SUSTENTA QUE PESSOAS