cultura um conceito antropologico
bases antropológicas e sociais em saúde
Cultura um conceito antropológico
Vitoria de santo antao 2015
faculdade integradas da vitoria de santo antão
bases antropológicas e sociais em saúde
Amaro Cardoso dos santos neto
Vitoria de Santo Antão 2015
A definição e conceituação do que é “cultura” é uma questão crucial para a Antropologia. De fato, este conceito tão básico é na verdade rico e complexo, de modo que ainda hoje é fonte de discussão para aqueles envolvidos com as ciências humanas. Neste livro, Laraia desvela o histórico do conceito de cultura, suas definições mais importantes e uma série de exemplos selecionados da literatura antropológica para ilustrá-los. O autor também nos aponta as diversas formas pela qual a cultura influencia o comportamento humano, agindo mesmo sobre a organização biológica do homem. Também nos mostra que a cultura é dinâmica, e nos alerta para as tendências etnocêntricas que estão implícitas – ou não – em muitas das concepções sobre a mesma. Um livro bem escrito, agradável de ler, em linguagem acessível, e com excelente conteúdo: ótima leitura introdutória para o estudo da cultura.
O livro de Laraia é dividido em duas partes. A primeira delas trata sobre o desenvolvimento do conceito de cultura, enquanto a segunda, sobre as formas pelas quais a cultura influencia o comportamento social e diversifica a humanidade.
Logo no início do texto, Laraia aponta dois dos maiores equívocos que rondavam – e, poder-se-ia dizer, ainda rondam – o conceito de cultura em Antropologia: os determinismos geográficos e biológicos. Tais teses, hoje abandonadas pela grande maioria dos antropólogos e cientistas sociais, sustentam que as características geográficas ou biológicas – leia-se raciais ou étnicas – seriam