Cultura Surda na Suécia
http://www.teckenspraket.se/#kult
O termo "surdo" e cultura surda
"Ser surdo não é um termo médico. Significa, em vez de uma identidade cultural, social e linguística. Qualquer um que usa a língua de sinais como seu principal meio de comunicação é, portanto, uma pessoa surda." Para descrever a surdez SDF em um folheto informativo sobre a associação.
Quem é surdo? SDR escreveu em seu relatório "Surdos na Suécia", em junho de 1988:
"Os surdos são:
* Aqueles que nasceu surdo
* Aqueles que se tornam surdos durante a infância ou a adolescência
* Aqueles que têm alguma audição residual, mas que usam a língua de sinais como a comunicação mais segura
* Aqueles que se tornam surdos como adultos e que querem usar a linguagem de sinais em sua comunicação "
Pessoas surdas Adulto normalmente usam a língua de sinais e, portanto, ser incluídos quando não em definição de pessoas surdas do SDR.
Em uma resolução do Festival de Cultura Surda Nordic na Noruega, em 1982, começou a usar o termo "cultura surda" foi definido como: ". Pessoas surdas podem ser considerados como uma minoria linguística cultura surda é um modo de vida, cuja condição é a língua de sinais." SDR faz o complemento: "Num sentido mais amplo, pode-se dizer que a cultura surda é qualquer atividade que enriquece a vida da Dove e melhora a qualidade de vida." (Da Ação SDR 1989)
Parlamento definir a primavera de 1974, uma série de objectivos de política cultural. SOU divulgou o relatório "Cultura para todos", isso foi dito que a política cultural deve cada vez mais em conta as experiências e necessidades dos grupos desfavorecidos, todos devem ter o mesmo direito à cultura.
Västanviks faculdade em Leksand é um ponto de encontro cultural para surdos do país. Abriga muitos "cursos de cultura" diferentes, SDR é o diretor da escola diz:. "A escola tem um papel importante no desenvolvimento de atividades culturais para os surdos, é importante que você parece entorpecer a