CULTURA RUSSA SÉC. XVlll
Rússia séc. XVlll; Tradições: Bailes
O primeiro baile na Rússia foi realizado no século 17, no casamento do Falso Dimitri e Marina Mnishek, mas os bailes só entraram na vida da nobreza russa em 1717, com a criação das assembleias pelo decreto de Pedro I. Os bailes por classes eram promovidos não somente por nobres mas por associações comerciais e comunidades.
A palavra “baile” na língua russa surgiu no século 18 derivada da palavra francesa “bal”. Enquanto os jovens se divertiam dançando, a geração mais velha ficava discutindo notícias políticas ou jogavam cartasA temporada de bailes iniciava-se no final do outono e durava até a primavera; especialmente estrondosos eram os bailes durante a Máslenitsa [Carnaval antes da Grande Quaresma]. Também havia diversão nos bailes durante o verão, exceto nos períodos da Quaresma. O sucesso da temporada de bailes era avaliado não só pelo luxo das recepções e dos vestidos, mas pelo número de casais que ficavam noivos.
Em São Petersburgo, havia lugares favoritos para bailes da corte. No Salão Nicolaevsky do Palácio de Inverno realizavam o Grande Baile, que abria a temporada de bailes
Preparativos para o baile
Antes do baile vinham os convites, pequenos e elegantes, muitas vezes desenhados pelos melhores artistas.
Linguagem do leque
Leque aberto e a dama se abana com ele – “sou casada”
Leque fechado - “o senhor é indiferente para mim”
Leque com somente um gomo aberto – “contente-se com a minha amizade”
Leque totalmente aberto – “eu o admiro”
As damas preparavam-se para a baile, estudando as revistas da época. A moda para os vestidos mudava, mas os leques permaneceram como um importante acessório de uma dama. Eles não só serviam para abanar durante ou depois da dança, mas também atraiam a atenção dos cavaleiros.
As flores também sempre complementavam o traje de baile: elas decoravam os penteados, os corseletes e as saias dos vestidos, ou simplesmente eram seguradas nas mãos. Nos séculos 18 e