cultura religiosa
Peso: 1.0
a) ( ) O estudo das religiões permite ao acadêmico uma compreensão mais ampla de elementos e aspectos que compõem a política internacional, exemplificada por conflitos, atentados, guerras e até disputas eleitorais que sofrem, por vezes, a influência da religiosidade. Outro exemplo é o caso da iraniana condenada à morte pelas leis da sharia, em que o presidente brasileiro tentou intermediar sua deportação, quase criando um incidente diplomático com o Irã.
b) ( x) As religiões não têm qualquer pretensão de promover o bem-estar e o desenvolvimento pessoal do indivíduo, pois as mesmas não respondem as perguntas existenciais do ser humano, tais como: de onde viemos, o que somos e para onde vamos. Respostas a tais perguntas são encontradas exclusivamente na filosofia e na antropologia.
c) (x ) O desaparecimento do fenômeno religioso deverá acontecer ainda neste século, em função da visão materialista e racional do ser humano moderno. Portanto, conhecer e estudar a cultura religiosa mundial serve tão somente para compreendermos o passado, sendo inútil para a construção do futuro, que eliminará qualquer influência espiritual, ética ou religiosa de suas ações e decisões.
d) ( ) A partir de uma abordagem antropológica, histórica e sociológica é possível afirmar que a dimensão religiosa/espiritual é um fenômeno de caráter universal, pois está presente nas diversas culturas, épocas e civilizações humanas. Portanto, estudar o fenômeno religioso significa não só olhar para um importante aspecto da dimensão humana, mas também para conhecermos melhor os grupos sociais dos quais fazemos parte.
e) ( ) Ter um bom conhecimento da cultura e religiosidade dos povos pode ajudar em questões relacionadas ao