Cultura Religiosa aos olhos de Rubem Alves
A partir de um dado momento, o homem começou a dar nome ás coisas e diferenciar o que era sagrado do profano (bem e o mal) e então surgiu a cultura da religião, ou seja, onde fracassa a cultura, por não saber nomear certas coisas ou acontecimentos é que surge a religião, simplesmente porque o homem não conseguiu aceitar as coisas como são assim como os animais.
A religião é construída pelos símbolos que os homens usam e não pelo que há na natureza. Os homens não agradecem mais á natureza, agradecem ao que imaginam e constroem das religiões. A cultura religiosa se tornou tão importante e necessária quanto o instinto de sobrevivência da espécie.
TEORIAS SOBRE CULTURA (De diversos autores)
As culturas são sistemas, são padrões que se enquadram como: agrupamento social, político, crenças e práticas religiosas.
É um processo de adaptação equivalente a seleção natural.
É a avanço tecnológico, econômico e elementos da organização social.
É a adaptação no controle da população, da subsistência e da manutenção do ecossistema.
Associa-se a cultura a evolução do sistema cognitivo.
COMPARANDO AS TEORIAS
É a adaptação no controle da população, da subsistência e da manutenção do ecossistema. Pois o homem não conseguiu adaptar-se ao ecossistema então para sentir-se completo no mundo precisou inventar coisas, criar, imaginar culturas.
Como diz o texto, para o homem, não é o corpo que o faz é ele que faz seu corpo, pois possuímos desejos e vontades além da subsistência e para isso desenvolveram a cultura da religião: para que possamos nos proteger do desejo daquilo que não precisamos.