cultura regional específica e crítica na arquitetura contemporânea
1. SOBRE O AUTOR
Kate Nesbitt é arquiteta praticante e reside em Charlottesville, Virgínia, Estados Unidos. Graduou pela Universidade da Virgínia em planejamento urbano e obteve o mestrado em arquitetura na Universidade de Yale. Também estudou no IAUS- Institute for ArchitectureandUrbanStudies, em Nova York, e na Royal DanishAcademy.
Em seu livro, UMA NOVA AGENDA PARA A ARQUITETURA – Antologia Teórica (1965-1995), Kate reúne os 51 mais influentes ensaios de teoria contemporânea, publicados internacionalmente no âmbito das exposições, revistas e periódicos acadêmicos de arquitetura dos últimos 30 anos.
Ao reunir esses artigos influentes a partir de uma grande variedade de livros e revistas em uma antologia abrangente, a autora criou um recurso de grande valor. Indispensável para professores e estudantes de arquitetura e teoria da arquitetura, teorizando uma nova agenda que também pode ser utilizada por profissionais e ao público em geral, Kate Nesbitt fornece uma visão geral, uma estrutura temática, e uma introdução crítica a cada ensaio.
Um período dinâmico de reexame da disciplina, o pós-moderno produz pontos de vista muito divergentes e radicais em questões de decisões, significado, história e a cidade. Entre os paradigmas apresentados na arquitetura pós-modernismo temos: fenomenologia, semiótica, pós-estruturalismo, a desconstrução e feminismo, é uma introdução aos temas e teorias da arquitetura mais importantes produzidos a partir dos anos 1960.
A lista de autores em teorizar uma Nova Agenda indica “Quem é Quem” do contemporâneo pensamento arquitetônico: Tadao Ando, Giulio Carlo Argan , Alan Colquhoun , Jacques Derrida , Peter Eisenman , Marco Frascari , Kenneth Frampton , Diane Ghirardo , Vittorio Gregotti , Karsten Harries , Rem Koolhaas , Christian Norberg- Schulz, Aldo Rossi, Colin Rowe, Thomas Schumacher, Ignasi de Sol -Morales Rubi, Bernard Tschumi , Robert Venturi e