Cultura Paraguaia
R
U
T
L
CU
G
A
R
PA
A
I
UA
INTRODUÇÃO
A característica marcante da cultura paraguaia é a persistência da tradição guarani, entrelaçada com a hispânica.
Embora as publicações em guarani sejam numerosas, a maioria da população conhece os dois idiomas. O guarani é empregado como linguagem doméstica e o espanhol na vida oficial e comercial.
MÚSICA
Sendo o único país da América do Sul onde a maioria dos habitantes fala o idioma da origem nativa, sua música é totalmente de origem europeia.
Os instrumentos mais populares são o harpa e a viola. O harpa paraguaia teve muita difusão e é conhecida em muitos países do mundo.
Seus gêneros são a canção paraguaia, ou purajhei e a guarânia, caracterizada por uma canção lenta desenvolvida por José Asunción Flores.
ARTESANATO
Algumas da cidades e povos do Paraguai se caracterizam pelo tipo de artesanato que produzem. A diversidade de culturas no Paraguai permite um desenvolvimento constante e expansivo dos artesanatos. Da tradição indígena brotam belos trabalhos em fibras naturais, madeiras nobres, sementes, plumas e outros materiais naturais.
Tapeçarias, canastras, colares e outros artigos de excelente terminação.
TEATRO
Durante a primeira metade do século, a história do teatro paraguaio não conta com muitos nomes que tenham transcendido as fronteiras nacionais, com a possível exceção de Josefina Plá quem, além de ser autora e co-autora (com Roque Centurión
Miranda) de várias obras teatrais, está entre os críticos que mais estudaram o teatro paraguaio.
ESPORTE
O esporte mais praticado e mais popular é o futebol. A seleção do Paraguai é uma das mais fortes do continente sendo duas vezes campeã da Copa América em 1953 e em 1979 e obteve uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2004 sendo a única do país até o momento e participou sete vezes na Copa do Mundo.