Cultura organizacional
Conceitos
A cultura de uma organização é o conjunto único de características que permite distingui-la de qualquer outra. Corresponde á personalidade no indivíduo e transmite a forma como as pessoas de uma organização se comportam, estabelecendo um sistema de valores que se exprime por meio de rituais, mitos, lendas e acções. O conceito envolve as formas de “pensar, sentir e agir” dos membros de uma organização. O conceito de cultura surgiu num contexto em que estavam em voga 3 modelos culturais em competição: O Japonês, o Americano e o Europeu. Foi moda nos anos 80.
1
Conceitos
“Um conjunto de valores, crenças e hábitos partilhados pelos membros de uma organização que interagem com a sua estrutura formal produzindo normas de comportamento”
Contributos famosos:
Peters and Waterman – In Search of Excellence William Ouchi – Theory Z: How Can American Businesses Can Meet the Japanese Challenge Deal Kennedy – Corporate Cultures: The Rites and Rituals of Corporate Life
Conceitos
Há várias correntes sobre a cultura organizacional: O Modelo de Schein, cuja conceptualização permite uma melhor compreensão dos níveis de profundidade da cultura organizacional; O Modelo de Sainsaulieu, pela sua abordagem de cultura única e modos de gestão da cultura da empresa; A Perspectiva Etnográfica, pela componente qualitativa que apresenta na compreensão da cultura organizacional.
2
Os 3 Níveis Culturais de Schein
Artefactos, Criações
O primeiro nível inclui tecnologia, arte e padrões de comportamento visível
Valores
Maior nível de Consciência
Pressupostos Básicos
Crenças, inconscientes e percepções dos membros da organização
Modelo de Sainsaulieu e Corporate Culture
Sainsaulieu detectou diferenças de culturas organizacionais em empresas de áreas de actividade diferentes e também em grupos de profissionais muito distintos (ex. quadros e operários) A Corporate Culture é para a maioria dos seus autores, um sistema