Cultura organizacional
Para Chiavenato (1996), “A cultura organizacional consiste em padrões explícitos e implícitos de comportamentos adquiridos e transmitidos ao longo do tempo que constituem uma característica própria de cada empresa.” Para esse autor a cultura organizacional pode ser dividida em um nível visível e outro invisível.
Neste sentido é que o conjunto de preceitos, políticas administrativas, valores e crenças é que dão forma ao modo especial e único de como as pessoas agem e interagem dentro de uma organização e conseqüentemente colaboram para o estabelecimento de uma cultura e clima organizacional.
O clima organizacional influencia direta e indiretamente nos comportamentos, na motivação, na produtividade do trabalho e também na satisfação das pessoas envolvidas com a organização. Nas organizações, utilizamos a palavra clima para descrever o grau de satisfação/insatisfação existente em uma organização, sob a ótica daqueles que lá trabalham, representa um conjunto de fatores que não podem ser analisados isoladamente, e sim em conjunto.
Clima e cultura organizacional significam rever vários fatores internos e externos que influenciam diretamente no desenvolvimento das organizações.
Segundo Luz (2003) a cultura e o clima dentro da organização são fenômenos intangíveis, mas se manifestam de forma concreta. Ela se manifesta através dos rituais de uma empresa, de seus códigos, símbolos que caracterizam o seu dia a dia, e vai impactando positiva ou negativamente o clima das pessoas que nela trabalham.
O comportamento de todos os envolvidos com a organização, portanto, é influenciado pelos