Cultura Organizacional
Angela Maria Chagas Villasuso Lago
Resumo: O objetivo desde artigo é o de definir, explicar e dar subsídios ao aluno para entender o conceito de cultura, compreender suas inter-relações na empresa, no comportamento das pessoas, bem como o de conseguir identificar aspectos da cultura organizacional.
Cultura organizacional é um tema que, embora pesquisado no exterior desde a década de 50, somente a partir da década de 80 é que se tem dado maior atenção ao mesmo no Brasil. Assim , tem se tornado um dos grandes temas em debate na Psicologia do Trabalho, tanto na academia, como nas publicações da imprensa em geral (Freitas, 1991). A partir do contato com as empresas japonesas, como a Sony e a Toyota entre outras, palavras como Kamban, 5 S e estilo de gerenciar, ocasionaram grandes discussões. Questões como a ligação entre a cultura nacional e a empresarial, sobre se a cultura tem impacto na performance, quais os papéis dos fundadores, como a cultura afeta o desempenho, afinal, sobre o que é cultura, fizeram parte do escopo de uma série de pesquisadores. Freitas(1991) tem um artigo interessante, que faz uma retrospectiva das pesquisas desde a década de 70. Para nós, estudiosos do comportamento humano, compreender a cultura de uma organização pode melhorar a nossa capacidade de entender, explicar e prever o comportamento das pessoas no trabalho.
DEFINIÇÃO
O que pode se considerar, então, cultura organizacional? Na literatura especializada encontramos diversos autores que tratam do tema. A definição mais completa e adotada pela maioria dos pesquisadores atuais, em função de sua completude é a de Schein , na qual "cultura organizacional é o modelo dos pressupostos básicos que um dado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprendizagem, para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna . Uma vez que estes pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados