cultura organizacional
A cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhado pelos membros de uma organização que a diferencia das demais... a cultura organizacional se refere à maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa, e não ao fato de eles gostarem ou não delas. Trata-se de um conceito descritivo (Robbins, 2010, p. 501).
Segundo Robbins (2010), a maioria das grandes organizações possui uma cultura dominante e diversas subculturas.
De acordo com Robbins (2010),
A cultura dominante expressa os valores essenciais compartilhados pela maioria dos membros da organização. Quando falamos na cultura de uma organização, referimo-nos a sua cultura dominante, que lhe confere uma personalidade distinta. As subculturas tendem a ser desenvolvidas nas grandes organizações para refletir problemas, situações ou experiências comuns a alguns de seus membros pertencentes a determinados departamentos ou regiões demográficas. O departamento de compras, por exemplo, pode ter uma subcultura que inclui os valores essenciais da cultura dominante acrescidos dos valores específicos daquele departamento (Robbins, 2010, p. 503).
Para Robbins (2010), é possível diferenciar as culturas fortes das fracas. Se a maioria das opiniões sobre missão e os valores da empresa forem parecidas, a cultura é forte. Se as opiniões variam bastante, então ela é fraca.
Em uma cultura forte, os valores essenciais da organização são intensamente acatados e compartilhados de maneira ampla. Quando mais gente aceitar os valores essenciais e quanto maior seu comprometimento com eles, mais forte será a cultura e maior sua influência sobre os comportamentos dos membros da organização, pois o alto grau de compartilhamento e intensidade cria um clima interno de alto controle comportamental (Robbins, 2010, p. 503).
FUNÇÕES DA CULTURA
A cultura desempenha diversas funções em uma organização:
Em primeiro lugar, a cultura tem o