Cultura Organizacional
A Cultura organizacional é a cultura em sentido antropológico, composta por práticas, simbolos, hábitos, comportamentos e mentalidades. Valores éticos e morais, crenças, politicas internas, preceitos (implicitos ou explícitos), tecnologia , caráter, fargão , clima organizacional , etc.
Pode ser definida com uma suposição básica que grupos inventam para que com as experiências possam enfrentar seus problemas. Compreende por três níveis : o dos artefatos e criações, o nível dos valores e o nível dos pressupostos . A cultura não existe fora de um grupo que a possua e nem poderá ser formada, a não ser em um grupo com uma história em comum. Nas organizações , ela é formada quando existir processos de aprendizagem e coisas aprendidas, e depois dificeis de mudá-las .
A cultura influência no andamento das empresas no mercado , pois afeta o seu interior e na sua formação afetando as vendas e compras. Essa mesma cultura pode aparecer nas organizações de duas formas distintas. Ela exerce várias funções dentro de uma empresa, define limites, coerência no ato dos operários , dá á eles uma sensação de se sentir pertencentes a algo grande , sério; trás motivação, fazendo eles se comprometerem com interesses coletivos, mostram como os trabalhos devem ser feitos. Dá a identidade da organização face ás outras organizações. Ela pode se modificar com o tempo , relacionado a modificação na sociedade .
A formação da cultura reúnem elementos como parâmetros administração, filosofia e valores. Cada individuo tem sua crença , seu jeito e seus pensamentos, com isso formam uma única cultura. Também há uma grande influência dos fundadores da instituição.
Caracteristicas :
Inovação e assunção de riscos ; modo como são estimulados a inovar e assumir riscos.
Atenção aos detalhes ; modo como esperam a atenção aos detalhes dos funcionarios.
Orientação para os resultados ; modo como dirigentes focam mais nos resultados do que os processos empregados.