Cultura organizacional
IBACO – Instrumento brasileiro para avaliação de cultura organizacional
INTRODUÇÃO O instrumento brasileiro de avaliação de cultura organizacional (IBACO) objetiva avaliar a cultura organizacional por meio dos valores e das praticas que a tipificam, segundo a percepção de seus membros. O instrumento compõe-se de 94 afirmativas que devem ser respondidas em escala variando de 1 (“não se aplica de modo nenhum”) e 5 (“se aplica totalmente”) em função do grau em que o conteúdo de cada afirmativa aplica-se. Desse modo a versão reduzida do IBACO é composta por 30 itens distribuídos igualmente entre três fatores de valores (profissionalismo cooperativo, profissionalismo competitivo e satisfação e bem-estar) e três fatores de praticas (integração externa, recompensa e treinamento e promoção do relacionamento interpessoal).
APURAÇÃO DE RESULTADOS neste estudo foi aplicado o IBACO na sua forma reduzida, foram usados 15 conjuntos de questões da qual foram retirados os seguintes resultado.
GRAFICO DE RESULTADOS
[pic]
GRAFICO DE REPRESENTATIVIDADE
[pic]
ANALISE DE RESULTADOS
RANKING
1°- profissionalismo cooperativo (4,40)
2°- integração externa (4,25)
3°- promoção e relacionamento (4,17)
4°- profissionalismo competitivo (3,15)
5°- satisfação e bem-estar (3,05)
6°- recompensa e treinamento (2,97)
PROFISSIONALISMO COOPERATIVO A empresa analisada em questão possui índice de 4,40 relacionados aos valores de profissionalismo cooperativo que tem como características a valorização dos funcionários que executam suas tarefas com eficacia e competência, demonstrando espirito de colaboração e capacidade de iniciativa.
PRATICAS DE INTEGRAÇÃO EXTERNA A pesquisa também apresentou um alto índice (4,25) nas praticas de integração externa este resultado indica que as praticas voltadas