Cultura organizacional e RH estrategico
Esse tipo de cultura está presente em todas as organizações, independente de seu tamanho, e é através dela que os demais membros da empresa serão orientados e por meio de seus componentes, como politicas, valores, crenças, e outros.
A PRICE WATERHOUSE, através da sua equipe CHANGE INTEGRATION (1999:116) conceitua cultura através de seis diferentes características, a saber: a) Valores: os princípios ou qualidades considerados compensadores pela organização, tais como atendimento ao cliente ou inovações no produto, sinceridade ou poder e autoridade compartilhados entre os colegas.
b) Crenças: as hipóteses, premissas e modelos de negócios da organização tendem a ser verdade. A transmissão de visão do mundo em geral, crenças, pode ser verdadeira ou não. As crenças geram paradigmas, isto é, modelos atraentes que mostram o que é bom para os negócios e a melhor forma de agir. Os paradigmas, por sua vez, podem tanto expandir quanto tolher as metas organizacionais.
c) Atmosfera: o ambiente ou atmosfera de uma organização observável a partir do layout físico dos espaços de trabalho e mais precisamente, a partir de como os funcionários interagem entre si, com clientes e com estranhos. Como é trabalhar aqui? A organização é formal ou informal?