Cultura Organizacional e Gestão da Inovação Tecnológica.
HORTA, Renata; RENATO, Paulo; HICHARTZ, Bianca, KNOEDT Bruno.
Cultura Organizacional e Gestão da Inovação Tecnológica.
No momento em que as empresas se esforçam para a busca em obter uma relação harmoniosa entre suas atividades que envolvem principalmente a inovação organizacional e a gestão da inovação surgem às necessidades e os desafios de desenvolver e a criar algo novo ou melhorado.
Nos tempos atuais, a ideia de que uma empresa não é inovadora é praticamente nula e inaceitável, e esses aspectos vêm sendo inseridos na cultura organizacional das empresas. Podemos dizer que cultura são os costumes construídos e vivenciados dentro de qualquer organização, podendo ser adaptada em virtude do mercado, é essencial conhecer os mecanismos que engrenam e fazem com que a empresa cresça.
As organizações consideradas inovadoras estão sempre em uma busca constante de novas estratégias para se mantiver altamente competitiva e estar sempre um passo a frente. A palavra inovar principalmente em questões empresariais vem ganhando grandes dimensões em se tratar da objetivação de lucros. Nossa sociedade vem passando por constantes modificações que dentre elas podemos destacar: a inovação, valores, sustentabilidade e globalização, e a procura por melhor satisfazer as necessidades humanas fazem com que as empresas melhorem cada vez mais suas estruturas.
A sobrevivência das organizações depende unicamente das estratégias de inovações e adaptações que ela utiliza que seja tanto voltado para produtos, processos, marketing ou modelo organizacional para se torne bastante competitiva e solidifique sua cultura inovadora como um todo.
_____________________________
1 Graduando em Administração pela UFMA- FACENSA; Graduada em marketing pelo o IFTO.
2 Graduando em Administração pela FACENSA.
A gestão do conhecimento e a inovação devem estreitamente estar ligadas as necessidades da organização, e a valorização dos reais significados da palavra