Cultura organizacional e gerenciamento de projetos
LABCEO – NÚCLEO DE COMPETITIVIDADE, ESTRATÉGIA E ORGANIZAÇÕES
RIO DE JANEIRO, FEVEIRO DE 2013.
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO
1.1 CONCEITUAÇÃO
O termo cultura é amplamente discutido há vários anos, sendo justificada a dificuldade de defini-lo tamanha é a sua complexidade e sua ampla área de atuação. Porém, qualquer que seja o enfoque dado a esse termo, pode-se perceber que seu ponto central se concentra na adaptação do indivíduo à sociedade ou à organização da qual faz parte. E para isso, crenças, costumes, valores, leis e conhecimentos adquiridos ao longo do tempo e adaptados de acordo com o cenário no qual estão imersos vão se fundindo e formando o que chama-se de cultura. Uma filosofia disseminada de geração em geração, seja na sociedade ou dentro de uma organização; neste caso passa a ser definida como cultura organizacional.
A definição conceitual mais completa e adotada pela maioria dos pesquisadores atuais, foi dada por Schein , na qual "cultura organizacional é o modelo dos pressupostos básicos que um dado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprendizagem, para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna .
A identidade de cada organização, decorre da sua cultura, considerando seus valores, comportamentos, estilo de gestão, de tomada de decisão, sua história, pessoas e equipes. Não há, portanto, uma organização igual à outra, porque o conjunto das suas equipes apresenta funcionamentos diversos. Mesmo que as atividades sejam parecidas, que elas estejam instaladas na mesma região geográfica ou cidade, que as pessoas sejam de níveis culturais parecidos.
Para ampliar a análise dos diversos itens que compõem a cultura organizacional muitos estudiosos adotaram a metáfora do iceberg,