Cultura Organizacional nas Organizações Públicas
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Cultura Organizacional nas Organizações Públicas
Miguel Rombaldi
Pelotas, RS
2013
A cultura organizacional é um tema bastante estudado e continua em evidência desde a década de 80, até os dias de hoje, se deu através da globalização e com isso várias mudanças no mundo do trabalho. Essas mudanças trouxeram novas tecnologias, mudanças de conceitos e de valores e quebra de paradigmas que orientavam a sociedade.
A cultura e a forma de viver dos indivíduos tem um papel importante na transformação e no alcance para o sucesso da organização. Cada pessoa possui suas crenças, valores, rotinas e rituais particulares, o conjunto de pessoas que tem essa mesma formação de ideias e princípios quando na mesma organização tem tudo para dar certo.
Segundo Maria Ester de Freitas, “entendemos a cultura organizacional como um conjunto de representações imaginárias sociais construídas e reconstruídas nas relações cotidianas dentro da organização, que são expressas em termos de valores, normas, significados e interpretações, visando a um sentido de direção unidade, e colocando a organização como a fonte de identidade e reconhecimento para seus membros”.
Ao analisarmos o comportamento dos membros de uma organização, é evidenciado a importância do mesmo na cultura organizacional.
Ao pensarmos em cultura organizacional nos deparamos com várias abordagens e várias linhas de pensamento sobre o mesmo, com isso buscamos através de alguns autores a definição deste conceito.
Paulo C. Moura apud Ricardo Luz define que,
“A cultura de uma organização pode ser entendida como um conjunto de valores, de normas e princípios, já sedimentados na vida organizacional, conjunto este que interage com a estrutura e os comportamentos, criando uma maneira peculiar e duradoura de como se procede naquela organização, baseado em certos fundamentos e almejando a consecução de