CULTURA ORGANIZACIONAL EXERCICIO
1. (CESGRANRIO, 2010) Constata-se, cada vez mais, que as organizações modernas devem ter uma cultura inovadora. Isso significa que é preciso que a:
(A) harmonia e o acordo entre os indivíduos e as unidades sejam vistos como evidências de um desempenho superior.
(B) mudança na organização seja vista como a quebra de paradigmas e a busca de uma nova identidade organizacional.
(C) organização dê muita ênfase à objetividade e à especificidade.
(D) organização tenha um desenho mecanicista com forte especialização do trabalho, das regras e dos procedimentos verticalizados.
(E) organização tenha uma estrutura orgânica e descentralizada, com foco nos sistemas abertos. 2. (CESGRANRIO, 2011) Em uma construtora, os colaboradores passam por um processo de absorção da cultura organizacional desde o momento de ingresso, por meio de sequências repetitivas de atividades que expressam e reforçam os valores principais da organização.
A que mecanismo(s) os colaboradores são expostos?
(A) Histórico.
(B) Linguagem.
(C) Personalização.
(D) Símbolos materiais.
(E) Rituais e cerimônias. 3. Há quem sustente que a cultura de uma organização pode ser gerenciada e modificada. Esse argumento é sustentado, dentre outras explicações, porque:
(A) a cultura organizacional é complexa e multifacetada, por isso é difícil de compreender, o que gera pouca adesão dos membros da organização.
(B) a cultura organizacional não é uniforme, admitindo e abrigando diversas subculturas, o que favorece sua flexibilização.
(C) a cultura organizacional, uma vez que sustenta o sentimento gregário dos funcionários, requer direção e liderança, o que favorece sua gerência.
(D) as culturas são espontâneas e ocultas, decorrentes da história dos fundadores e da interação com a cultura nacional e outros fatores ambientais.
(E) os gerentes podem modelar elementos superfi-ciais da cultura, como símbolos, histórias e ceri-mônias, e esses elementos transmitem