CULTURA NEGRA NAS ESCOLAS
PEDAGOGIA
trabalho interdisciplinar
Eixo temático: cultura negra nas escolas
Piumhi
2012
trabalho interdisciplinar
Eixo temático: cultura negra nas escolas
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Produção Textual interdisciplinar Individual.
Tutora eletrônica:
Tutor(a) de sala:
Piumhi
2012
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
2 JUSTIFICATIVA 4
11
1 INTRODUÇÃO
Racismo, ao enfrentarmos o desafio deste tema, devemos fazer algumas reflexões conceituais, legais, ou seja, com base na lei e sobre a realidade brasileira, no que diz respeito à igualdade e a discriminação.
No entanto, os objetivos destas reflexões, é contribuir para eliminação gradativa da discriminação racial promovendo a igualdade entre crianças negras e brancas contada através da história.
2 JUSTIFICATIVA
O problema do racismo brasileiro é antigo. Tem início por volta do final do primeiro século de colonização, quando os portugueses constataram a impossibilidade de escravizar os índios. O negro, então, foi trazido à força para o país, para servir de escravo nas plantações de cana de açúcar. Independentemente da miscigenação, o negro e os mestiços sempre foram discriminados socialmente no Brasil. A própria legislação brasileira, durante quase 500 anos, estimulou a discriminação e o preconceito. Nem após a abolição da escravatura e a proclamação da República, o negro deixou de ser discriminado. Só em 1988, com a promulgação da Constituição que está em vigor (art. 5º - inciso XLII), a prática do racismo passou a ser considerada um crime inafiançável e imprescritível. (1)
A psicóloga e