Cultura moderna
Os vídeos “Acorda Raimundo... Acorda!” e “A História das Coisas”, tentam nos mostrar como somos alienados em relação à sociedade em que vivemos, pois não notamos coisas simples do cotidiano que estão erradas. O primeiro vídeo exibe o machismo, que desde sempre acompanhou a humanidade, de um modo sarcástico colocando a mulher no lugar do homem, assim, causando um impacto maior ao espectador. O segundo, explica como estamos envolvidos em um sistema capitalista, o qual destrói os recursos naturais do planeta de uma maneira acelerada e nos mantem cada vez mais focados em consumir, transformando-nos em pessoas cada vez mais infelizes, além de nos chamar para criar um mundo mais sustentável e justo.
2 PAPÉIS SOCIAIS
Em “Acorda Raimundo... Acorda!” os papéis sociais são invertidos, entre homens e mulheres, dessa forma o homem vira responsável por cuidar dos filhos e da casa além de se submeter à esposa, enquanto a mulher sai para trabalhar e sustentar a família. Já em “A História das Coisas” os papéis sociais são retratados de maneira ampla: as pessoas são designadas ao ciclo do consumo, onde elas devem trabalhar cada vez mais para comprar mais coisas, pois suas antigas posses estão obsoletas; o governo deve zelar pelas pessoas, porém com o passar do tempo o governo começou a cuidar mais das corporações, que visam apenas o lucro, do que sua população.
3 CULTURA E SUBJETIVIDADE
O modo cultural contemporâneo é sustentado pelo entretenimento e pela publicidade que oferece, com rapidez, aquilo que poderíamos desejar sem a necessidade de grandes esforços. Isso fica claro no vídeo “A História das Coisas”, o qual mostra o desejo das pessoas de consumir produtos insignificantes, que foram divulgados pela mídia, apenas pela vontade de estar dentro de um grupo social. Nesse contexto o exemplo dos saltos dos sapatos que mudam todo o ano se encaixa perfeitamente, as corporações fazem as pessoas se sentirem tão constrangidas por não estarem se adequando a