Cultura indigena
Antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só em território brasileiro, esse número chegava 5 milhões.
Estes índios brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com o tronco lingüístico ao qual pertenciam: tupi-guaranis
(região do litoral), macro-jê ou tapuias
(região do Planalto Central), aruaques
(Amazônia) e caraíbas (Amazônia).
Hoje apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro. São cerca de 200 etnias indígenas e 170 línguas. Porém, muitas delas não vivem mais como antes da chegada dos portugueses. O contato com o homem branco fez com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural.
A sociedade indígena na época da chegada dos portugueses Foi em 1500 foi primeiro contato do índio com o brasileiro, o fato ocorrido havia sido estranho para ambas as partes.
As duas culturas eram bem diferentes e indígena na época da chegada pertenciam Ados asociedade mundos portugueses. completamente distintos.
No ano de 1500 os índios que habitavam o Brasil viviam da caça, da pesca e da agricultura que era praticada de forma bem rudimentar, pois eles utilizavam a técnica da coivara(derrubada de mata e queimada para limpar o solo para o plantio).
As tribos indígenas possuíam uma relação baseada em regras sociais, políticas e religiosas. O contato entre eles só acontecia em momentos de guerras, cerimônias etc.
Pelo fato de respeitarem muito a natureza os índios so tiram dela o tanto que precisam e por meio dela constroem muitas coisas.
Organização social do índio
Na sociedade indígena não há diferença de classes sociais, além de tudo o que um obtém com pesca e caça e dividido com os outros.
São de consumo próprio apenas machado, flechas entre outras coisas.
O trabalho é dividido, as mulheres “ cuidam das casas” e os homens cuidam do trabalho pesado.
As figuras mais importantes da tribo são o cacique e o pajé.
O pajé é o