Cultura do RN
ALUNO(A)__________________________________________Série _________ No ______
CULTURA DO RN PROF. CARLINHOS
C A S A S D E C U L T U R A
Sobreviver de arte não é tarefa das mais fáceis, especialmente se o artista vive em cidades afastadas dos grandes pólos culturais. Pensando nisso, o Governo do Estado criou o Projeto das Casas de Cultura Popular, que visa melhorar a auto-estima da população e oferecer espaços apropriados para que os municípios potiguares tenham condições de desenvolver suas manifestações artísticas. O Projeto está dando tão certo que tem estimulado proprietários de antigos casarões a doar os prédios para instalação dos centros culturais.
Projeto idealizado pela Fundação José Augusto (FJA), as Casas de Cultura são espaços físicos para fomentar a produção cultural do interior. Os prédios, normalmente de importância histórica para a cidade, comportam espaços destinados à realização de oficinas de artes, palestras, seminários, exposições e projeções de filmes entre outras atividades. Para Dimas Carlos, atual coordenador do Projeto, são muitos os benefícios das Casas de Cultura, um lugar onde os artistas podem mostrar seu trabalho, se qualificar e onde há a identificação da cultura do Estado. "Queremos estimular, mostrar a produção da cultura local e também dar mais qualidade de vida. É um incentivo para o povo assumir sua identidade cultural", finaliza.
Como efeito paralelo do Projeto, está ocorrendo o resgate do patrimônio histórico e arquitetônico do Estado, uma vez que antigas casas, casarões ou armazéns são restaurados e, no lugar das ruínas, surgem a arte e a beleza. Nova Cruz, principal município da região Agreste potiguar, em 16 de julho de 2003, foi a primeira cidade a receber uma casa de cultura: a Casa de Cultura Popular Lauro Arruda Câmara. Instalada na antiga estação ferroviária da cidade, construída em 1883, o casarão, que por várias décadas foi orgulho dos novacruzenses,