Cultura do Oriente Medio
O Oriente Médio já foi dominado por grandes impérios como o persa, o árabe e o otomano. Eles foram responsáveis por criar a cultura e as tradições árabes, como por exemplo a dança do ventre. Essa região é considerada um local de intensa divergência religiosa e política. É marcada por diversos conflitos e tem áreas que são disputadas por diversas potências em busca de localização estratégica e devido à grande reserva de petróleo. Surgiram, nesses países, três religiões: o judaísmo, islamismo e cristianismo.
É comum vermos matérias, na TV ou em revistas, que mostram os costumes do local. A imagem de mulheres muito reservadas e com turbantes, normalmente, é uma das primeiras coisas que nos vem à mente. A cultura do Oriente Médio é realmente diferenciada e, antes de visitar suas cidades, é importante conhecer os hábitos médio orientais. Tal conhecimento pode evitar muitos constrangimentos e desentendimentos. Confira os principais costumes:
As mulheres locais não devem sair com os cabelos descobertos e nem desacompanhadas.
A mulher casada, no Egito, exibe os cabelos somente para a família e para o marido.
A religião muçulmana obriga o uso do hijab, o manto islâmico que envolve todo o corpo, da abaya, a túnica preta e longa, e do niqab, o lenço fino que cobre o rosto e deixa os olhos à vista. Homens também usam longas túnicas.
No Egito, os homens ainda usam camisas e blusas com enfeites, sapatos floridos ou coloridos.
Na hora das refeições, não toca-se nos alimentos com a mão esquerda, pois essa é considerada impura. A mão direita, pelo contrário, é utilizada para fins nobres.
Em Marrocos, por exemplo, eructar após as refeições é sinal de satisfação. Quem não “arrota” passa por estranho.
As mulheres são muito vaidosas e preocupam-se com a estética. Nem mesmo a religião muçulmana impede que elas cuidem do corpo. Os salões são muito frequentados e, lá dentro, elas ficam mais à vontade, usando jeans, alças, descobrem o rosto, exibem