cultura do amazonas
Na capital do Estado realiza-se há mais de 30 anos uma grande festa com os "bumbás "Corre-Campo, Brilhante, Gitano, Tira-Teima e Tira Prosa. Há também as quadrilhas, cirandas e danças nordestinas apresentadas em espetáculos no Centro Cultural do Amazonas, um local com toda a infra-estrutura para abrigar milhares de pessoas. Em todo o mês de junho as festividades envolvem desde escolas, bairros e localidades no interior.
Em Parintins, nos últimos três dias do mês, 35 mil pessoas dividem a torcida pelos dois grandes bumbás, o Garantido e o Caprichoso. Este é o mais disputado festival folclórico do Amazonas pela riqueza das apresentações que contam em detalhes as lendas e a mitologia indígena daquela região do Baixo Amazonas.
A Cultura da Amazônia está influenciada em primeira instância, pela cultura do caboclo, que recebe importante influência dos povos indígenas que formam as sociedade do universo amazônico. Em todos os estados da região, há calendários de eventos onde se explora elementos como a música, as artes plásticas, o artesanato, folclores regionais e manifestações religiosas, sem falar dos grandes nomes da Literatura regional como Márcio Souza, Milton Hatoun, Aníbal Beça, Thiago de Melo no Amazonas e tantos outros em Belém, Maranhão e em toda a região. Como bom exemplo de demonstração da Cultura Amazônica, especialmente no folclore, pode ser citado: o Boi-Bumbá de Parintins, no Amazonas, que já conquistou prestígio internacional , por meio do Festival Folclórico de Parintins. Todos os anos o festival atrai milhares de visitantes para a pequena cidade de Parintins, uma ilha do Baixo Amazonas, para assistir ao