Cultura de Resistencia
RESENHA
“CULTURAS DA RESISTÊNCIA”
LONDRINA
2012
MAICLER VIEIRA SALGADO
RESENHA
“CULTURAS DE RESISTÊNCIA”
Trabalho apresentado à disciplina de 2NIC005 Fundamentos Científicos da Comunicação do Curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina.
Professor André Azevedo
Londrina
2012
SOCIEDADE EM REDE – CULTURAS DE RESISTÊNCIA
Gênero: Documentário
Duração: 01:12: 24 min.
Conteúdo: Cinco continentes e 35 cidades
Produção: Caipirinha Productions
Diretor: Iara Lee
“Quando se fala em "RESISTÊNCIA", pode-se imaginar “FORÇA” atlética, fisiculturista com braços e pernas “FORTES”. Mas também se pode imaginar um corredor na “MARATONA” “INTERNACIONAL” percorrendo quilometros e quilometros para atingir a linha de chegada. Na “SUPERAÇÃO”, nos “LIMITES”, na “SEDE”, nas “LÁGRIMAS”, na “DOR”, na “EMOÇÃO”, na “CULTURA”, na “BANDEIRA”, na partida ou na chegada, na “DERROTA” ou na “VITÓRIA”. Um momento importante é o som que toca os ouvidos, a “MUSICA”, o “HINO”, seu “PAÍS”, é “CHORAR” de “EMOÇÃO” ou de “TRISTESA”, pela “FORÇA” da “RESISTÊNCIA” que segue sempre em busca de um “OBJETIVO” mesmo que tenha que “SANGRAR”, mas que no final vença a “FORÇA” da “LUTA” pela “PAZ” entre os competidores.”.
O que estamos falando é de algo muito mais expressivo que é destacado dentro da obra da cineasta ativista Iara Lee, uma brasileira com ascendencia coreana, fundadora das Culturas de Rede de Resistencia que defende a paz com projetos de justiça e promove a solidariedade no mundo. Este documentário visa à resolução de conflitos sociais e culturais através da exploração de ações criativas como a musica e a dança.
Esta vontade frenética, a fez percorrer cinco continentes e 35 cidades como: Brasil, Congo, Israel, Irã, Nigéria entre outros. Apresentando vários movimentos em busca dos direitos contra a opressão política e a ocupação.
A autora mostra