Cultura de Movimento
Cultura de Movimento na Escola
Conceito
A cultura de movimento é compreendida como critério organizador do conhecimento da Educação Física . A cultura de movimento, ao envolver a relação entre corpo, natureza e cultura, configura-se como um conhecimento que vai sendo construído e reconstruído ao longo de nossas vidas e da história.
Um conhecimento marcado pela linguagem sensível, que emerge do corpo e é revelada no movimento que é gesto, abarcando os aspectos bioculturais, sociais e históricos, não se resumindo às manifestações de jogos, danças, esportes, ginásticas ou lutas, mas abrangendo as diversas maneiras como o ser humano faz uso do ser corpo, ou seja, como cria e vivencia as técnicas corporais.
Um conhecimento que permite a compreensão do mundo por meio do corpo em movimento no ambiente, cultura e história. A linguagem sensível é revelada pela movimentação do corpo no tempo e no espaço de cada indivíduo e da comunidade. Somos capazes de criar e recriar, e, ao mesmo tempo em que nos expressamos, conseguimos nos comunicar.
Quatro tipos de manifestações :
Atividade física : Qualquer movimento realizado pelos músculos de forma voluntária .
Exercícios físico : Movimentos realizados a fim de manter ou melhorar o condicionamento físico.
Jogo : Atividade voluntária exercida dentro de um limite de espaço e tempo, se caracterizando pela criação e adaptação de regras pelos próprios participantes, com a finalidade de apreciar o ato de jogar sem qualquer interesse no resultado final.
Esportes: Atividade competitiva com regras definidas por instituições chamadas associações, federações e confederações, as quais definem as normas e promovem o desenvolvimento da modalidade em