Cultura de fruta
Dados científicos: família (laurácea), nome cientifico (pérsia americana), origem (América central).
Importância da fruta: O consumo dessa fruta vem ganhando preferencia, graças ás suas qualidades organolépticas, seu valor nutritivo e sua riqueza vitamínica. Contém vitaminas lipossolúveis, é bem rico em vitaminas D e E, pobre em vitaminas C.
Característica botânica: O tronco e as ramificações são mediamente resistentes. A casca é fina e verde quando a planta é nova, passando com a idade, a corrugada e de cor acinzentada. O sistema radicular é relativamente bem desenvolvido, as raízes são grossas, as cascas carnosas e quebradiças. Os estames são em números de nove, distribuídos em três, as anteras são tetraloculares, com quatro sacos de pólen. Na base dos estames da série mais interna encontram-se duas grandes glândulas nectáreas. Os verticilos interiores do androceu são constituídos por três estaminoides que envolvem o ovário unilocular, com estilo piloso e estigma simples.
Composição química: água (73,35g), calorias (176g), carboidratos (6,14g), proteínas (1,92g), lipídeos (17,10g), cinzas (0,80g), vit. A (20 RE) vit. B1 (70mcg) vit. B2 (146,67MG), niacina (1,6MG), vitamina C (10,08mg).
Abacaxizeiro
Dados científicos: família (bromeliácea), nome cientifico (ananás comosus), origem (América do Sul).